Quem nunca teve um caso difícil de planejar; quem nunca teve um caso que se complicou ?

Com 20 anos de experiência atuando na especialidade e mais de 10 anos de experiência na formação de ortodontistas, nossa consultoria foi desenvolvida para auxiliar ortodontistas com casos complexos ou mesmo, auxiliar profissionais que estão iniciando na especialidade. 

O Profissional recebera o diagnóstico e o prognóstico do caso, no mínimo 2 sugestões de tratamento, sendo a opção recomendada, a opção que o consultor acha que terá melhor resultado. Também esta incluso, uma conferência pela internet por Vídeo chamada, chamada por Voz, ou Mensagem, para a discussão do planejamento apresentado para que seja esclarecida todas as dúvidas.

 

Como deve ser preenchido o formulário:

Dados do Profissional

  • Nome e sobrenome do profissional do Profissional
  • Email
  • CRO contendo a sigla do estado e número. (Só realizamos consultoria para profissionais inscritos no CRO.)
  • Estado
  • Telefone Celular (preferencialmente com Whatts App ou Telegram)

Dados do Paciente

  • Nome e sobrenome do paciente 
  • Idade
  • ATM:  o profissional deve realizar palpação em região anterior a cavidade auricular com o paciente em boca fechada, movimento de abertura e aberta.

                Normal: sem dor e sem ruídos articulares no movimento de abertura.

                Estalos: Sem dor e com ruídos articulares no movimento de abertura.

                Dor: relato de dor na palpação ou no movimento de abertura.

Linha média: colocando um pedaço de fio dental passando pela Glabela e pelo filtrum labial, o profissional deve avaliar a linha média em relação a face. ( o fio não necessariamente passa pela ponta do nariz ou mento)

                Normal: Coincidente com o fio dental

                Desvio superior: linha média superior desviada em relação ao fio dental

                Desvio inferior: Linha média desviada em relação ao fio dental.

Hábitos: Perguntar ao paciente se ele chupa dedo, chupeta ou outro objeto, e se tem hábito de roer unha. Em uma segunda fase, peça para o paciente pronunciar algumas frases e observe. Se existe interposição de língua nos fonemas  “C”, “D”, “S”, “T” .

               Ausente: sem Hábitos

               Sucção não nutritiva: sucção de dedos, objetos e etc.

               Interposição lingual: paciente interpor a língua na pronuncia dos fonemas.

Preferência de Tratamento: Assinale a opção de técnica que o paciente gostaria de utilizar.

Nem sempre é possível utilizar a técnica solicitada, normalmente por complexibilidade da técnica. Caso você selecione uma técnica e o consultor achar que o tratamento é inviável ou outra técnica é mais recomendada, constara no plano de tratamento a indicação e a justificativa.

Tele Radiografia: Tele radiografia lateral padrão.

Pode ser digital ou digitalizada por Scanner ou fotografia. Caso for enviar fotografia, deve ser feita em negatoscópio ou utilizar a tela do computador com fundo branco. Nosso software não reconhece radiografias curvadas ou com imagens estranhas de fundo. Não é necessário enviar a cefalometria.

Fotos Extra Orais: Podem ser enviados até 5 arquivos contendo foto de frente, foto de frente sorrindo, foto de perfil. Pode ser digital ou digitalizada por Scanner ou fotografia. Caso for necessário realizar a fotografia da documentação, retire do plástico e procure uma superfície plana e bem iluminada.

Fotos Intra Orais: Podem ser enviados até 6 arquivos contendo foto em oclusão de frente, foto em oclusão do lado direito e foto em oclusão do lado esquerdo. Pode ser enviada foto oclusal superior e inferior e foto do plano oclusal. Pode ser digital ou digitalizada por Scanner ou fotografia. Caso for necessário realizar a fotografia da documentação, retire do plástico e procure uma superfície plana e bem iluminada.

RX Panorâmico: Radiografia panorâmica padrão, contendo os côndilos. Não é necessário o envio do laudo. Pode ser digital ou digitalizada por Scanner ou fotografia. Caso for enviar fotografia, deve ser feita em negatoscópio ou utilizar a tela do computador com fundo branco.

O profissional deve fornecer todos os dados solicitados no formulário, e realizar o upload de fotografias intra e extra orais, tele radiografias, radiografia panorâmica ou tomografias e fotos do modelo ou arquivo STL. Os consultores podem requisitar posteriormente se acharem necessário para o diagnóstico e a elaboração do plano de tratamento, exames complementares. Caso a documentação não esteja de acordo com a necessidade do colaborador, o mesmo pode se negar a ajudar.

Fotos dos modelos ou STL (opcional): Podem ser enviados arquivos contendo foto em oclusão de frente, foto em oclusão do lado direito e foto em oclusão do lado esquerdo, foto oclusal superior e inferior.

Caso a opção de tratamento seja alinhador, é indispensável o envio do STL. 

 Pode ser digital ou digitalizada por Scanner ou fotografia. Caso for necessário realizar a fotografia da documentação, retire do plástico e procure uma superfície plana e bem iluminada.

Prazo de envio do diagnóstico e plano de tratamento.

Urgente – 24 horas*

Normal – 72 horas*

*após a confirmação do pagamento

O Profissional recebera o diagnóstico e o prognóstico do caso, no mínimo 2 sugestões de tratamento, sendo a opção recomendada, a opção que o consultor acha que terá melhor resultado. Também esta incluso, uma conferência pela internet por Vídeo chamada, chamada por Voz, ou Mensagem, para a discussão do planejamento apresentado para que seja esclarecida todas as dúvidas.

A escolha da opção deve ser do profissional em acordo com o paciente, e aconselhamos que fique claro ao paciente todas as limitações do tratamento.  

No plano de tratamento o profissional recebera as informações:

Tipo de tratamento: em acordo com a solicitação do formulário ou a sugestão de um novo método justificando a contra indicação do aparelho solicitado.

Prescrição: Qual o tipo de prescrição indicada.

Exodontia ou IPR: Caso seja indicado e qual fase do tratamento deve ser realizada.

Dentes que devem receber tubo: fase do tratamento e necessidade ou não de banda ortodôntica.

Ancoragem: Tipo de ancoragem, localização, dispositivo e mecânica a ser realizada.

Sequência de arcos: Calibre e liga metálica

Desoclusão: Onde e qual fase do Tratamento

Elásticos: Posicionamento de elásticos e fase do tratamento

Tipo de contenção: Arcada superior e inferior de acordo com o tipo de movimentação e crescimento do paciente.

Sequencia mecânica:

A sequencia mecânica vai narrar passo a passo o que deve ser feito e em qual fase deve ser feito.

Descrevendo desde a colagem dos bráquetes, instalação dos dispositivos, força recomendada, objetivo do procedimento e resultado esperado.

A consultoria e planejamento de tratamentos, é somente uma sugestão de plano de tratamento. A responsabilidade sobre todos os custos do tratamento e dos resultados obtidos é do Cirurgião Dentista solicitante que forneceu o numero de seu registro no conselho regional de odontologia, no formulário de envio.